Portugal Energia é o novo projeto da ENMC inserido no Programa Simplex, promovido pelo Governo, com o objetivo de acrescentar informação, qualidade e concorrência no mercado de combustíveis em Portugal, bem como aproximar os consumidores da realidade deste setor. A aplicação móvel, disponibilizada em novembro do ano passado, regista atualmente 6906 downloads na sua versão para Android e 1748 downloads na sua versão para IOS. A versão para Windows Phone estará disponível para download num futuro próximo.

A ENMC criou esta aplicação móvel com o objetivo de ter um meio de informação pública e institucional sobre, numa primeira fase, o mercado de combustíveis (gasóleo, gasolina e garrafas de gás), reforçando a sua missão enquanto supervisor de todo o mercado de combustíveis em Portugal. A ambição é clara: divulgar onde estão os diferentes locais de comercialização, como e que serviços disponibilizam e os preços que praticam. Mas vai mais longe, pois ao mesmo tempo, esta ferramenta permitirá um maior escrutínio sobre a realidade e qualidade de cada estabelecimento, através de um mecanismo que permite avaliar e comentar, procurando incutir maior concorrência, através da avaliação dos utentes, da ENMC e da necessária transparência. 

Numa 2ª fase, a aplicação irá apresentar as informações dos operadores e simuladores disponibilizados pela ERSE relativos ao mercado da eletricidade e gás natural.