Com o objetivo de desmistificar algumas questões relacionadas com os combustíveis simples, a Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC) lançou em dezembro de 2015 uma campanha de sensibilização junto dos consumidores com o objetivo de informar de forma pedagógica sobre a utilização destes combustíveis, também conhecidos como "low cost".

É importante divulgar que o combustível simples vendido em Portugal tem origem no mesmo processo de refinação que todos os outros combustíveis vendidos no nosso país e cumpre as normas de qualidade, técnicas e ambientais mais exigentes do mundo, as normas europeias. Para as cumprir já incorpora todos os aditivos julgados essenciais pela União Europeia e pelo Estado Português para proteção do motor e do ambiente.

Ao recorrerem aos combustíveis simples, os consumidores têm todas as garantias não só de qualidade, como de segurança, já que a ENMC, cuja missão e responsabilidade são supervisionar e fiscalizar todo o mercado de combustíveis em Portugal, procede a rigorosas análises para verificar a qualidade do gasóleo e da gasolina simples - sempre em nome da defesa de todos os consumidores.

A ENMC, responsável pela elaboração de um relatório anual que permita analisar o grau de cumprimento das medidas previstas relativamente aos combustíveis simples e o seu respetivo impacto, publicou em maio de 2017, o primeiro relatório relativo ao ano de 2016, que se encontra disponível na documentação associada a este artigo.