Complaints

(Article only available in Portuguese)

A ENMC disponibiliza o formulário de contacto abaixo, bem como um contacto de e-mail para reclamações dos consumidores e operadores do sistema petrolífero nacional [reclamacoes@enmc.pt], podendo os reclamantes enviar dados adicionais sobre reclamações apresentadas no livro de reclamações, ou contactar a ENMC de forma rápida e segura através do seu número verde 800 914 146.

Receberá uma cópia dos dados submetidos, por email, após a submissão do formulário.

No âmbito das competências estatutárias da ENMC, no que concerne a supervisão e fiscalização do SPN - Setor Petrolífero Nacional, a ENMC divulga mensalmente o número de reclamações efetuadas pelos consumidores. No passado mês de setembro, foram efetuadas 353 reclamações, distribuídas segundo as matérias que se identificam no quadro infra. 

Encontra-se disponível, para consulta, o histórico de reclamações relativas ao ano de 2015 e 2016.  


Matéria Reclamada jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov Total
Qualidade do Combustível 4 4 2 4 4 4 4 5 3 5 3 42
Insuficiência de informação sobre os combustíveis disponibilizados 4 3 5 1 1 1 3 7 2 32
Danos em viaturas 7 3 3 3 7 4 4 2 2 3 1 39
Falta de sanitários, higiene e outros equipamentos 6 4 1 1 4 5 8 8 9 10 8 64
Falta de serviços de apoio (ar e água)  8 7 1 8 7 5 7 9 10 4 71
Atendimento  37 35 42 44 46 47 48 47 53 49 39 487
Faturação incorreta ou recusa de faturação 3 8 14 6 3 12 8 12 14 22 19 121
Cartões de desconto, pontos e pré-pagamento  31 34 45 43 31 43 39 49 41 45 30 431
Irregularidade do equipamento  29 19 32 29 30 25 20 28 21 20 12 265
Preço do Combustível 3 6 1 4 3 6 6 5 6 4 6 50
Fornecimento de GPL  29 15 22 21 29 17 17 17 14 12 5 198
Não conformidade do equipamento GPL 3 2 2 2 3 3 2 3 6 3 6 35
Outros não especificados 31 27 32 33 31 29 31 32 21 22 26 315
Outros danos  2 2 2 2 2 2 2 2 3 2 2 23
Anuladas 38 5 39 8 32 25 5 25 12 7 5 201
Total 236 169 248 204 238 230 200 243 217 221 168 2374