Complaints

(Article only available in Portuguese)

A ENMC disponibiliza o formulário de contacto abaixo, bem como um contacto de e-mail para reclamações dos consumidores e operadores do sistema petrolífero nacional [reclamacoes@enmc.pt], podendo os reclamantes enviar dados adicionais sobre reclamações apresentadas no livro de reclamações, ou contactar a ENMC de forma rápida e segura através do seu número verde 800 914 146.

Receberá uma cópia dos dados submetidos, por email, após a submissão do formulário.

No âmbito das competências estatutárias da ENMC, no que concerne a supervisão e fiscalização do SPN - Setor Petrolífero Nacional, a ENMC divulga mensalmente o número de reclamações efetuadas pelos consumidores. No passado mês de dezembro, foram efetuadas 156 reclamações, distribuídas segundo as matérias que se identificam no quadro infra. 

Encontra-se disponível, para consulta, o histórico de reclamações relativas ao ano de 2015 e 2016.  


Matéria Reclamada jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez Total
Qualidade do Combustível 4 4 2 4 4 4 4 5 3 5 3 4 46
Insuficiência de informação sobre os combustíveis disponibilizados 4 3 5 1 1 1 3 7 2 7 39
Danos em viaturas 7 3 3 3 7 4 4 2 2 3 1 4 43
Falta de sanitários, higiene e outros equipamentos 6 4 1 1 4 5 8 8 9 10 8 11 75
Falta de serviços de apoio (ar e água)  8 7 1 8 7 5 7 9 10 4 9 80
Atendimento  37 35 42 44 46 47 48 47 53 49 39 27 514
Faturação incorreta ou recusa de faturação 3 8 14 6 3 12 8 12 14 22 19 14 135
Cartões de desconto, pontos e pré-pagamento  31 34 45 43 31 43 39 49 41 45 30 33 464
Irregularidade do equipamento  29 19 32 29 30 25 20 28 21 20 12 6 271
Preço do Combustível 3 6 1 4 3 6 6 5 6 4 6 5 55
Fornecimento de GPL  29 15 22 21 29 17 17 17 14 12 5 3 201
Não conformidade do equipamento GPL 3 2 2 2 3 3 2 3 6 3 6 4 39
Outros não especificados 31 27 32 33 31 29 31 32 21 22 26 22 337
Outros danos  2 2 2 2 2 2 2 2 3 2 2 3 26
Anuladas 38 5 39 8 32 25 5 25 12 7 5 4 205
Total 236 169 248 204 238 230 200 243 217 221 168 156 2530